VENHA E CONFIRA

terça-feira, 24 de agosto de 2010

HISTÓRIA DO CIAO

A història do ciao é tão interessante que merece de verdade ser brevemente esmiuçada. Ciao, que uma vez era usado esclusivamente na Alta Itália, mas agora é cantado frequentemente como formula amigável de saudação, mesmo nos lábios de Toscanos e Romanos, é uma minúscula contribuição dos dialetos setentrionais, mais particularmente de um deles, o de Veneza, da língua falada. Em uma tão breve e passageira palavrinha, quem reconheceria de primeira mão, no italiano, a palavra schiavo (escravo – servo)? Então, se trata mesmo dessa palavra, escravo, e disfarçada à maneira veneziana. Slavo, então, sobretudo pelo fato de que no alto Medio Evo alguns grupos de Slavos foram reduzidos na Alemanha ao estado de servos, a palavra sclavus assume o valor genérico de servo, de escravo. No Século XVII em Veneza, schiavo, falado em dialéto, s´ciào, se tornou fórmula de reverência e homenagem. O cavaleiro se proferia servidor (s’ciào) à dama; um senhor se despedia dos amigos com um “Sou vostro escravo”.
O s’ciào de Veneza ganha rapidamente a Lombardia, a Emìlia, o Piemonte e avança até Nizza, onde ainda agora é vivo. Durante o caminho, para adaptar-se a cada lábio e permanecer com pronúncia mais fácil, simplifica-se, perdendo alguma coisa da asperidade do grupo consoante inicial e de s’ciào, forma-se o ciao de uso mais corrente; si generaliza no uso, e com o tempo, vai perdendo o valor etmológico originário na consciência dos falantes. O adotam até mesmo as senhoras. E de forma cerimoniosa o ciao torna-se a saudação da intimidade. Acontecimento singular de uma palavra! Os mocinhos e senhoritas do nosso século que dizem “bom dia” ou “até mais” aos seus amigos com o apressado e confidencial ciao suspeitam de usar a mesma palavra de saudação de graciosidade setecentista que o cavaleiro dirigia às damas e ás turmas senhoris entre uma reverência e outra ao entrar ou ao sair dos salões?

Tradução de artigo do livro: Dal testo alla regola - Grammatica della lingua italiana - G. M. Alberti e G. Giovannini. Segunda Edição: Fev 1970.

Fonte: SHVOONG

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A construção de prédios a prova de terremotos...

Como é que são construídos os prédios à prova de terremotos no Japão?
O Japão, que constantemente é atingido por terremotos, foi o precursor desse tipo de construção.

O sistema consiste em colocar molas no meio da fundação dos edifícios.

Assim, o prédio balança por igual durante os tremores.

É esta oscilação uniforme que impede o edifício de cair.

Nos Estados Unidos, a técnica é intercalar camadas de borracha natural e chapas de aço na construção.

Leia também:
Engenharia de terremotos ainda tem muito a aprender

Fonte:
http://www.netmarkt.com.br/aprendendo/apre149.html

domingo, 22 de agosto de 2010

COISAS INTERESSANTES PELO MUNDO

COISAS INTERESSANTES PELO MUNDO

EM DUAS DIMENSÕES

Comeu areia e água pra fazer lama e deu nisso
vomitando
Acendedor de cigarro é coisa do passado:
 acendedor
aviao
Hot Basket
 basquete_sol
:S
chifres
Acho que um acendedor desses eu queria:
 loira
mini-humano
E na terra do sol nascente, sol é petisco
 sol

sábado, 21 de agosto de 2010

CURIOSIDADES DO FOGO

As melhores Curiosidades

O isqueiro foi inventado antes do fósforo.
Tal como as impressões digitais, a superfície da língua é diferente de pessoa para pessoa.
23% das avarias em máquinas de xérox, são causadas por pessoas que se sentam no aparelho para xerocarem o traseiro
Os camarões têm o coração alojado na cabeça.
Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.
Mais de 50% das pessoas, no mundo inteiro, nunca fizeram nem receberam chamadas telefônicas.
Um crocodilo não coloca a língua para fora da boca.
Se você espirrar com muita força pode partir uma costela.
É comprovadamente impossível você lamber o próprio cotovelo.
Um estudo, que abrangeu cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registrou um único caso em que um deles fosse visto enfiando a cabeça na areia.
Os ratos e os cavalos não conseguem vomitar.
No Bahrain, um médico pode legalmente examinar a genitália feminina, mas ele é proibido de olhar diretamente para ela durante o exame. Ele pode apenas olhar através de um espelho.
Em Hong Kong, uma mulher traída pode legalmente matar seu marido adúltero, mas deve fazê-lo apenas com suas mãos. Em contrapartida, a amante do marido pode ser morta de qualquer outra maneira.
Você sabe o que é um duende? É o paciente de médico fanho. Exemplo: guem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou duende do pé.
Você sabia que se uma gordinha puser a máscara da tiazinha, do pescoço pra cima lembra o zorro e o do pescoço pra baixo lembra o sargento Garcia?
Você sabia que a diferença entre um ano de namoro e um cachorrinho é que depois de um ano o cachorrinho ainda balança o rabo quando vê você? 
 
Fonte: SHVOONG

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CURIOSIDADES - HULK

Ééééééééé... nerds maditos! Seguindo com nossa semana especial Incrível Hulk, nós do MdM fuçamos a net e publicações antigas acerca deste nosso grande personagem e trazemos pra vocês várias informações curiosas e COMPLETAMENTE INÚTEIS sobre o personagem!
[Mais:]

- Hulk Cinza: Pois é, essa era a intenção de Stan Lee quando criou o personagem em 1962... Porém devido às técnicas gráficas serem meio porcas naquela época o Hulk apareceu de diversas cores diferentes nas primeiras edições de sua revista, ele ia do cinza ao roxo avermelhado, passando pelo verde.

Stan então, achou que o cinza não caía bem no personagem, pois não tinham chegado no tom exato que ele e Kirby imaginaram... optaram então por deixá-lo verde a partir da edição de número 3, pois essa era a cor mais fácil de ser feita na gráfica e só a partir de então o Hulk se tornou realmente o Gigante Esmeralda.

- Hulk Noturnico: Sim, nas suas primeiras aparições o Hulk se transformava apenas a noite... A intenção de Stan Lee e Jack Kirby era dar um clima de terror ao personagem (como a maldição do lobisomem), ele fora assumidamente baseado no romance de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro (Dr. Jeckyll and Mr. Hyde), além de ter uma aparência idêntica ao monstro de Frankenstein interpretado por Boris Karloff nos cinemas...
Mas novamente os problemas gráficos e uma recepção meio morna dos leitores os obrigaram a mudar, como era difícil e oneroso fazer histórias ambientadas sempre a noite (gastava-se mais tinta com os sombreados e tons pretos chapados), Stan e Jack optaram por fazer o Dr. Banner se transformar toda vez que ficasse nervoso, podendo assim produzir histórias que se passassem nos dias claros e ensolarados.

- O sucesso do Hulk: O personagem não emplacou logo de início, tanto que sua revista durou apenas 6 números entre 1962 e 63... O Hulk só retornaria em 1964, junto com o Namor na revista Tales to Astonish, o perfil do personagem mudou, e ele deixou de ser um monstro noturno para se tornar um anti-herói andarilho que estava sempre em busca de paz mas que invariavalmente era aporrinhado pelo exército, cientistas loucos ou supervilões que sempre queriam capturá-lo.
1968 o personagem voltou a ter a sua revista própria, e detalhe, ela continuou do número 7, onde tinha parado 5 anos antes.

- David ou Bruce Banner?: O nome David surgiu no seriado televisivo do Hulk dos anos 70. Existem duas versões pra mudança do nome, a primeira dizia que "Bruce" havia se tornado uma gíria pra se referir a homossexuais, fato esse popularizado pelo seriado de TV do Batman dos anos 60 estrelado por Adam West... Então os produtores optaram por dar ao personagem outro nome.
Também dizem que a intenção era fazer uma co-relação com as historinhas bíbricas, uma alusão a Davi e Golias (Davi em ingreiz é David, porra!).

- Hulk Dentes de Aço: Sabiam que o ator Richard Kiel, o Dentes de Aço dos filmes do 007 com Roger Moore, era o cabra escolhido pra ser o Hulk da TV? Sim, ele até gravou diversas cenas do episódio piloto. Mas a aparência do ator paramentado de Hulk não agradou os produtores...
Sugeriram então usar um fisiculturista, Arnold Strong, que tinha estrelado Pumping Iron anos antes, mas ele não topou o papel por ter diversos compromissos como Mr. Olympia. Mas um jovem chamado Lou Ferrigno, que também aparecia no filme, topou e acabou ficando com o papel do Verdão. Uma cena feita por Richard Kiel ainda está no episódio piloto (com o Hulk aparecendo de longe) e a narração da abertura da série também era dele.

E, sim! Arnold Strong era ninguém menos que Arnold Schwarzenegger!!!

- A morte e o retorno do Hulk: Em 1990, Bil Bixby dirigiu o último telefilme do Hulk, era o terceiro com o retorno do personagem no final dos anos 80... No primeiro ele encontrou com o Thor, no segundo com o Demolidor e no terceiro o Hulk Morreu (ridiculamente caindo de um avião!!!!). Bixby tentou por 3 anos viabilizar mais um filme pro personagem, ele se chamaria Hulk Rebirth, mas o fracasso dos 3 filmes anteriores fecharam as portas de todos os estúdios pra ele...
Somado a isso Bixby passou por um perrengue danado, seu filho morreu, sua esposa suicidou-se e ele não conseguia mais emprego por conta de ser um ator estigmatizado com o papel de Dr. Banner. Bixby morreu em 1994 de câncer, e dirigia alguns episódios da série Blosson (porra, eu curtia Blosson! A musiquinha da abertura é massa!)

- Ang Lee nunca leu o Hulk: Logo depois de ser confirmado como diretor do filme do Hulk de 2003, Ang afirmou que nunca havia lido uma HQ sequer do personagem, mas que era um fã incondicional do seriado de TV dos anos 70... daí veio o enfoque mais voltado pro drama psicológico do que pra ação do seu filme. Ele chegou a recusar a direção de outro blockbuster na época, Exterminador do Futuro 3, para se dedicar ao Hulk.

- Quem será Banner no cinema?: Em 2003 o estúdio fez uma lista de atores que deveriam ser sondados pra viver o papel do Dr. Banner, eram eles: Freddie Prinze Jr., Wes Bentley, Mark Wahlberg e Bill Paxton.
Steve Buscemi, David Duchovny, Jeff Goldblum e Eric Bana foram os atores que chegaram a se submeter a testes pro papel... Por fim, Tom Cruise recusou a proposta para viver o alter-ego do Hulk.

Fonte: IG